O Novo Corretor Aurélio é constituído por um pacote de programas que auxilia qualquer pessoa a escrever melhor. Estas ferramentas estão perfeitamente integradas com os principais aplicativos da Microsoft para Windows, permitindo aproveitar ao máximo as capacidades do produto.

O corretor sintático, através da análise das frases, detecta e sugere a correção de erros estruturais, erros morfossintáticos ou erros de concordância. Um verificador estilístico alerta não só para o uso de determinadas palavras com registros lingüísticos mais específicos, como o registro informal, mas também para erros de pontuação.

A função do corretor ortográfico consiste em detectar erros de ortografia e apresentar sugestões para sua correção. Para isso, assinala cada palavra desconhecida e sugere alternativas. As palavras desconhecidas para o Novo Corretor Aurélio poderão ser acrescentadas ao dicionário do usuário, enriquecendo assim, cada vez mais, seu corretor ortográfico.

Para a verificação de textos de áreas específicas como, entre outras, a Zoologia ou a Informática, o Novo Corretor Aurélio inclui um conjunto de dicionários temáticos que podem ser ativados individualmente. Ao ativar um ou mais destes dicionários, o corretor ortográfico passa a incluir as palavras próprias dessa área, verificando-as e apresentando sugestões sempre que houver incorreções.

O hifenizador executa a divisão automática das palavras no final de cada linha, de acordo com as regras ortográficas da língua portuguesa.

O dicionário de sinônimos e antônimos fornece uma lista de palavras sinônimas, palavras relacionadas ou palavras antônimas, com a flexão correta em relação à palavra pesquisada, o que constitui um instrumento de alargamento lexical com base em relações lexicais e analógicas. O dicionário de sinônimos é uma ferramenta especialmente útil para evitar as desagradáveis repetições de palavras.

O suplemento para o Word adiciona algumas funcionalidades ao Microsoft Word (2000, XP, 2003 e 2007), como a localização de todas as formas de uma palavra.

No caso de não possuir nenhum dos aplicativos da Microsoft para Windows com que o Novo Corretor Aurélio é compatível, pode utilizar o corretor ortográfico e sintático, bem como consultar o dicionário de sinônimos, a partir do editor de texto incluído.

O editor de texto inclui um conjunto de comandos de formatação alargado, com capacidade para ler e escrever arquivos em diferentes formatos e ainda para exportar os documentos para o formato PDF. Este editor permite utilizar os módulos de correção sintática e ortográfica e o dicionário de sinônimos e antônimos e foi desenvolvido com o objetivo de proporcionar uma ferramenta simples, muito potente e eficiente para os usuários que produzem textos com uma formatação simples. É o que acontece num grande número de jornais e revistas, em que os textos são posteriormente formatados num programa de paginação.

Nota: Quem possui uma versão do Microsoft Word não irá provavelmente necessitar de recorrer ao editor de texto pois aquele aplicativo oferece facilidades muito mais avançadas.

O Novo Corretor Aurélio é desenvolvido pela Positivo Informática Ltda. em parceria com a Priberam S.A.